Monografias

A MENSAGEM SUBLIMINAR E A INDÚSTRIA CULTURAL
por ALLAN ISSAMU KURATA MARIN E OUTROS

A atenção das pessoas é movida por imagens, símbolos, sons e ruídos, e os meios de comunicação buscam constantemente formas mais eficientes de atrair a atenção dos consumidores. Entre diversas técnicas existentes para alcançar tal objetivo, existe a mensagem subliminar, que é o tipo de mensagem que não pode ser captada diretamente pelos sentidos humanos. Devido ao fato de as mensagens subliminares serem imperceptíveis e influenciarem diretamente nas atitudes e nas vontades das pessoas, há um consenso moral que inibe sua utilização, embora não haja uma lei específica que a proíba. Mesmo que seja possível encontrar diversos casos na mídia onde o subliminar foi empregado, até hoje, foram pouquíssimos os casos provados de sua utilização. Este trabalho visa mostrar o que é a mensagem subliminar, como ela atua no cérebro e como é utilizada na mídia, procurando apontar diversos casos onde o subliminar de fato foi utilizado.

Orientador: EDSON ALCEBÍADES SPÓSITO
Curso: ADMINSITRAÇÃO DE EMPRESAS
Faculdade: IESB - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE BAURU
Data de publicação: 15/12/2009
Fonte: DIVERSAS


Arquivo: A MENSAGEM SUBLIMINAR E A INDÚSTRIA CULTURA
Tipo: PDF
Clique na figura acima para abrir.